Quem sou eu

Minha foto
Amazônia, Pará, Brazil
Gestor Ambiental, Técnico em Pesca e Aquicultura, com experiência em pesca artesanal continental, estuarina e litorânea. Trabalhou no Departamento de Ictiologia do Museu Paraense Emílio Goeldi (convênio, FINEP/IBAMA/MPEG/CNPq); no Projeto de Manejo dos Recursos Naturais da Várzea, Sub Projeto Estatística Pesqueira, do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil do Ministério do Meio Ambiente (conv. MMA/FADESP/UFPA); no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM / WWF) e foi colaborador na Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Medicina e Segurança do Trabalho (FUNDACENTRO-Pará / Mistério do Trabalho e Emprego.). Atualmente é Extensionista Rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Classificação da pesca em Bragança gera confusão em Audiência Pública!



A audiência pública em Bragança realizada pela OGX para tratar sobre a exploração de petróleo e gás natural na costa do Pará, infelizmente acabou mostrando a falta de conhecimento dos representantes da pesca no município. O evento, ocorrido no dia 09/01/2011, no ginásio Corolão, em Bragança, fez parte do processo de licenciamento ambiental para realizar atividade de perfuração na bacia do Pará-Maranhão. Acontece que o maior tempo de discussão ficou por parte da representante da Cooperativa dos Armadores de Pesca de Bragança que insistiu ao afirmar para a representante do IBAMA que pesca comercial não é o mesmo que pesca industrial. Graças a Dra. Victória Isaac (UFPA) que o bate-boca teve um final feliz. Onde a mesma explicou com simplicidade tal diferença, ou melhor, tal semelhança.
Então traço aqui algumas dicas para melhor entender essa situação. (PESCA INDUSTRIAL = COMERCIAL=INDUSTRIAL). Antes preciso dizer que a palavra comercial vem de comércio, ou vice versa, não é? Portanto, é tudo aquilo que a gente vende, revende ou distribui para venda! Simples, né? Sei que vocês sabem disso!
Agora vamos ao que interessa:
No meu conhecimento técnico, para classificarmos os tipos de pescas da região Amazônica e o objetivo ao qual se destina, precisamos de conhecimentos práticos e boa observação.  Apesar do empenho de vários estudiosos da área, no entanto, a maioria desconhece ou confundem estas terminologias. Assim, é respeitável esclarecer e definir algumas das mais importantes, pois, como em todo território nacional, a pesca realizada na Amazônia é dividida em duas categorias: Pesca em água doce: rios, lagos, várzeas, igapós, campos alagados e represas; Pesca Marítima, realizada em águas salgada ou salobra, no estuário, litoral, costa e alto mar.
As particularidades da região requerem muito mais especificações, principalmente quanto ao objetivo dessa captura. Através do destino da produção, é que podemos estabelecer divisões para melhor entender esta atividade que há centenas de anos faz parte da vida de mais de 200 mil homens e mulheres que habitam este imenso território.
Pesca Comercial: tem o propósito específico da venda ou industrialização do pescado. Pode ser subdividida em duas modalidades (Industrial e Artesanal):
Pesca Industrial: é realizada por Empresas ou Barco-Fábrica (*pesca longínqua). Embarcação com motor de potencia mais elevada. Geralmente a captura é direcionada para uma determinada espécie (piramutaba, pargo, camarão, lagosta e outras). Suas pescarias ocorrem na costa (12 milhas), dentro da ZEE (188 milhas) e alto-mar (águas internacionais) e próximo ao estuário no caso da captura da piramutaba. Os peixes são capturados principalmente com rede de arrasto, espinhel e linha de fundo. Na parte continental, são os pescadores artesanais que abastecem as indústrias localizadas nos rios Solimões e Amazonas.
*Pesca longínqua é um tipo de pesca que se realiza em águas internacionais ou nas que se encontram sob a jurisdição de outros países, tendo uma duração que se pode prolongar por vários meses.
Texto: Nadson Oliveira / Direitos Reservados.
Imagens da Postagem: Retirada do blog do zé carlos PV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR QUESTÃO DE SEGURANÇA, ACESSO AS POSTAGENS/TEXTO COMPLETO DO BLOG SOMENTE POR SOLICITAÇÃO ATRAVÉS DO E-MAIL: nadsons@zipmail.com.br