Quem sou eu

Minha foto
Amazônia, Pará, Brazil
Gestor Ambiental, Técnico em Pesca e Aquicultura, com experiência em pesca artesanal continental, estuarina e litorânea. Trabalhou no Departamento de Ictiologia do Museu Paraense Emílio Goeldi (convênio, FINEP/IBAMA/MPEG/CNPq); no Projeto de Manejo dos Recursos Naturais da Várzea, Sub Projeto Estatística Pesqueira, do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil do Ministério do Meio Ambiente (conv. MMA/FADESP/UFPA); no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM / WWF) e foi colaborador na Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Medicina e Segurança do Trabalho (FUNDACENTRO-Pará / Mistério do Trabalho e Emprego.). Atualmente é Extensionista Rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER.

domingo, 1 de maio de 2011

Rede WWF celebra 50 anos de sucesso na conservação da natureza.


Durante a comemoração que reuniu os funcionários e apoiadores da Rede WWF em Zurique, na Suíça, para celebrar meio século de existência da organização, o convidado de honra, arcebispo Desmond Tutu – um defensor antigo do desenvolvimento justo e sustentável – alertou para o fato de que nós vivemos hoje num mundo ameaçado pela ganância e o consumismo.
"Nosso desejo de consumir tudo o que tem valor não conhece limites, extraímos todas as pedras preciosas, todas as gotas de petróleo e cada criatura dos mares,” afirmou o arcebispo sul-africano. “Essa atitude de perseguir o lucro mina o nosso presente e o nosso futuro. Existe gente demais se aperfeiçoando cada vez mais em explorar o patrimônio ambiental que pertence a todos nós. Não é que estamos caminhando para um desastre ambiental – ele já existe e fomos nós que o criamos.”
"Fomos feitos para viver num mundo que compartilhamos e para viver como membros de uma mesma família”, disse o arcebispo Tutu. "No entanto, sempre que olhamos ao nosso redor, é devastador ver todas as iniqüidades e o nível de pobreza. Nossa população cresce, a degradação ambiental cresce. Como podemos resolver essas desigualdades quando só se fala em crescimento, crescimento, crescimento?"
Mesmo assim, o arcebispo soou otimista ao afirmar que acredita que a humanidade seja capaz de aprender a viver dentro de seus limites. "O que existe é suficiente para todos, embora não baste para aplacar nossa cobiça," observou. "Há o suficiente para que todos nós possamos viver uma vida plena – então por que se quer destruir a única casa que temos?"
Desde 1961, a Rede WWF tem ajudado a viabilizar a proteção de mais de um bilhão de hectares (na forma de parques e reservas), a recuperação de diversas espécies que estavam à beira da extinção e a captação de mais de um bilhão de dólares para financiar o trabalho de conservação ambiental. A organização conta, hoje, com o apoio de mais de cinco milhões de pessoas e atua em mais de 100 países de cinco continentes.
A presidente da Suíça, Micheline Calmy-Rey, destacou as realizações da Rede WWF e afirmou que a organização é vital no mundo de hoje. “A proteção e o uso sustentável dos recursos naturais constituem uma das questões mais urgentes da atualidade. Graças à Rede WWF, nós aprendemos que temos que adotar uma abordagem holística em relação ao meio ambiente,” declarou. "Cada vez é mais importante tratar das questões ambientais tanto em nível global quanto em nível local," concluiu.
Durante o evento de gala realizado em Zurique, os convidados ouviram a presidente mundial da Rede WWF, Yolanda Kakabdse, resumir os avanços obtidos na conservação da natureza durante esse último meio século. “Quando a Rede WWF foi fundada não havia ministros do meio ambiente nem qualquer tratado internacional nessa área. Hoje os governos em todo o mundo contam com ministros do meio ambiente e cada vez mais se utilizam tratados para fazer a governança e a proteção do meio ambiente”, afirmou Yolanda Kakabdse.
Desde sua criação, essa organização foi construída por indivíduos profundamente apaixonados e inspiradores, comprometidos com o fim da degradação ambiental e com a construção de um futuro onde as pessoas possam viver em harmonia com a natureza”, afirmou Yolanda Kakabdse. Ela também fez uma brincadeira e disse que o Duque de Edimburgo (príncipe Philip, do Reino Unido) – presidente emérito da Rede WWF – estaria presente (à festa de aniversário da Rede WWF) se não fosse o casamento da família real em Londres, no mesmo fim de semana. A mensagem enviada pelo Príncipe Philip diz que "Talvez a maior realização (da Rede WWF) até agora tenha sido fazer com que um número significativo de pessoas de todas as comunidades, em todas as partes do mundo, tenha se conscientizado sobre as graves ameaças que pairam sobre o meio ambiente natural mundial."
A âncora da TV Al-Jazeera, Veronica Pedrosa, apresentou um vídeo com uma mensagem gravada do famoso naturalista e comentarista de rádio britânico Sir David Attenborough, em que ele diz que organizações ambientalistas como a Rede WWF tornam-se cada vez mais importantes no momento em que o planeta enfrenta seus maiores desafios. “Como mostrou a Rede WWF, esta é uma questão que diz respeito a todos, porque afeta a todos”, declarou Sir David. "Dependemos do mundo natural para tudo aquilo de que precisamos. O trabalho da Rede WWF é mais importante hoje do que nunca e merece todo o apoio que puder obter.”
O Diretor Geral da Rede WWF, Jim Leape, lembrou os convidados sobre o motivo pelo qual eles estavam ali e sobre o trabalho que ainda precisa ser feito para se alcançar um mundo justo e sustentável para todos. “Sem nossos esforços, o mundo seria hoje muito mais pobre; no entanto, é irônico e cruel que, por mais que se tenha alcançado, ainda é preciso encontrar uma maneira de fazer mais. Precisamos achar uma maneira de frear as linhas que definem nosso futuro – carbono, água, recursos pesqueiros, erosão da biodiversidade; o tecido da vida está cada vez mais frágil. Temos que achar uma nova maneira de estabelecer ligações com a natureza."
"Vivemos numa sociedade crescentemente urbanizada e que ignora, em grande parte, as maravilhas que nos inspiram. E vivemos numa economia que muitas vezes ainda teima em ser indiferente aos sistemas naturais dos quais depende”, afirmou Jim Leape.
Texto: WWF (na íntegra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR QUESTÃO DE SEGURANÇA, ACESSO AS POSTAGENS/TEXTO COMPLETO DO BLOG SOMENTE POR SOLICITAÇÃO ATRAVÉS DO E-MAIL: nadsons@zipmail.com.br