Quem sou eu

Minha foto
Amazônia, Pará, Brazil
Gestor Ambiental, Técnico em Pesca e Aquicultura, com experiência em pesca artesanal continental, estuarina e litorânea. Trabalhou no Departamento de Ictiologia do Museu Paraense Emílio Goeldi (convênio, FINEP/IBAMA/MPEG/CNPq); no Projeto de Manejo dos Recursos Naturais da Várzea, Sub Projeto Estatística Pesqueira, do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil do Ministério do Meio Ambiente (conv. MMA/FADESP/UFPA); no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM / WWF) e foi colaborador na Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Medicina e Segurança do Trabalho (FUNDACENTRO-Pará / Mistério do Trabalho e Emprego.). Atualmente é Extensionista Rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER.

domingo, 15 de maio de 2011

MIGRAÇÕES DOS PEIXES DA AMAZÔNIA.

Muitos peixes estão constantemente viajando. Seja para alimentação, proteção, reprodução ou simplesmente genético, esse espetáculo enche os olhos e deixa muitos pesquisadores ainda confusos.
Há muito tempo sabemos que as temperaturas, as correntes marinhas e as concentrações de organismos aquáticos guiam os peixes oceânicos Mas ainda existem outras migrações que nos deixam a pensar.
Ao longo dos tempos pesquisas comprovaram que muitos peixes migram em busca de melhores locais para desova e alimentação. Algumas espécies como o bacalhau e merluza, costumam ocupar diferentes áreas em diferentes períodos de sua vida, estimuladas pela quantidade de alimento disponível e possivelmente também pelo desejo instintivo de reduzir o canibalismo.
Na Amazônia existem espécies que fazem longas, médias e pequenas migrações durante todo ano, seja nas águas salgadas e doces. As mais longas e espetaculares são a da dourada e piramutaba que chegam a percorrer mais 6 mil quilômetros do estuário e litoral até a cabeceira do rio amazonas e seus afluentes. Temos as migrações litorâneas: serra, pescada gó, tainha e pirapema, e outras de menor percurso no caso do jaraqui, da branquinha e o voador, tanto na bacia amazônica como na bacia do Araguaia Tocantins.
No período de migração, também conhecido como piracema para as espécies continentais, podemos considerar de período critico para a IctioFauna da Amazônia. É nesta época que constatamos os maiores crimes contra nossos peixes.
“A pesca predatória, a poluição das nascentes, a pesca no período de defeso, a mudança da temperatura dos rios e lagos, balneabilidade, destruição dos manguezais e a destruição das matas ciliares, prejudicam espécies migratória reservando um futuro drástico para os recursos pesqueiros da Amazônia brasileira”.
Texto: Nadson Oliveira (direito reservado)

2 comentários:

  1. Nadson, fazendo uma pesquis sobre peixes amazonicos para completar um glossário de um livro infanto juvenil meu, vim parar aqui bo seu blog. Estou tendo dificuldades, o que encontro ou é receita de ozinha, ou blogs de pesca ou artigos por demais cienificos. Vc tem lgum link que possa ajudar? Quero carcteristicas dos peixes, habitat costumeiro, hábitos alimentares etc. coisa de amador. Um abraço
    vera do val e mail veragrobe@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Vera, posso te ajudar sim! para isso preciso saber mais sobre teu trabalho e teu interesse pelos peixes da Amazônia. Realmente vc tem razão, existe muito pouco e acredito quase nada quando se trata de peixes da Amazônia brasileira e pesca artesanal.

    Tenho um trabalho (livro) para publicar ainda este ano. Estou com muita dificuldade, tanto de tempo como de apoio cultural. Este livro abrange todos os temas da pesca na Amazônia (Pará, Amapá e Amazonas), inclusive sobre a sustentabilidade econômica, social e ambienta da Pesca, dos pescadores e dos peixes da Amazônia, onde trato com bastante clareza esse assunto que vc procura.

    Gostaria de saber quais as espécies que vc procura: do litoral amazônico ou águas continentais (doce)?

    Como vc deve saber existem outros problemas quanto às referências bibliográficas. Infelizmente existem profissionais sem ética que plageiam nossas informações sem se quer nos mencionar em seus trabalhos.

    Espero poder ajudá-la.

    ResponderExcluir

POR QUESTÃO DE SEGURANÇA, ACESSO AS POSTAGENS/TEXTO COMPLETO DO BLOG SOMENTE POR SOLICITAÇÃO ATRAVÉS DO E-MAIL: nadsons@zipmail.com.br