Quem sou eu

Minha foto
Amazônia, Pará, Brazil
Gestor Ambiental, Técnico em Pesca e Aquicultura, com experiência em pesca artesanal continental, estuarina e litorânea. Trabalhou no Departamento de Ictiologia do Museu Paraense Emílio Goeldi (convênio, FINEP/IBAMA/MPEG/CNPq); no Projeto de Manejo dos Recursos Naturais da Várzea, Sub Projeto Estatística Pesqueira, do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil do Ministério do Meio Ambiente (conv. MMA/FADESP/UFPA); no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM / WWF) e foi colaborador na Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Medicina e Segurança do Trabalho (FUNDACENTRO-Pará / Mistério do Trabalho e Emprego.). Atualmente é Extensionista Rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

REGIÃO DO SALGADO



A pesca na Região do Salgado

Por Nadson Silva Oliveira


Região do salgado é o nome dado para o conjunto de municípios do Nordeste Paraense que localizam-se no litoral paraense. Área dominada por mangue. É desejado pelos pescadores paraenses, maranhenses e cearenses, por apresentar o maior número de espécies nobres do litoral amazônico: Pescada Amarela, bijupirá, Dourado, Enchova, Cherne, Dentão, Cavala, Vermelho, Serra, Serigado, Mero, Ariacó, Cioba, entre outras. Esta zona pesqueira, situa-se, entre o município de Curuçá, na ponta do tijoca à Viseu, na foz do rio Gurupi no extremo norte do Maranhão. A pesca que aí ocorre é realizada basicamente por pescadores artesanais, cuja atividade pode ser definida em litorânea e costeira marinha, e pela frota do pargo / vermelho (Lutjanus purpureus), em Bragança.

A maior safra ocorre no final do inverno, entre os meses de junho e início de julho, no sul dessa zona. A espécie responsável pela grande parte da produção, é a pescada gó. Ao norte, no inverno, quando o Amazonas desloca as águas salobra para o leste do estado do Pará, é que se dá a maior importância comercial da pesca artesanal neste pesqueiro.

Os principais portos de desembarques encontram-se nos municípios de Bragança, Pirabas, Marapanim, Boa vista, Curuçá, Viseu e Augusto Corrêa.


Texto e Imagem: Nadson Silva Oliveira (Todos os direitos reservados/Resumo do texto principal/ ano 2005)

8 comentários:

  1. Olá tudo bem.....Gostaria de obter mais informações sobre o assunto. Ja pesquisei bastante e não consigo informações da Pesca Artesanal como as que encontrei nessa pagina (blog), como faço para ter contato com vc? estou indo para o Pará no proximo mes, e meu trabalho está todo relacionado ao assunto abordado no texto acima. Ha possibilidade de orientações?
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Com certeza.............meus contatos vc encontra aqui na pagina em anúncios e serviços.
    Obrigado pela visita na pagina.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite !
    Voce poderia me informar a respeito do seguro defeso dessa região do salgado..diante mão lhe informo que muitos pescadores de curuçá não recebem esse benefício...onde segundo relatos dos mesmos foram informados que tinham direito ao seguro, qual seria o orgão competente onde eu poderia tratar do assunto ?
    Desde já agradeço a tenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa noite, não existe seguro defeso para a pesca estuarina e litorânea na nossa região. Aqui tem somente a paralisação para o defeso do pargo, gurijuba e camarão na região do Amapá, quanto a pesca artesanal não existe. Na Região norte soemnte em aguas interiores (Bacia do Rio Amazonas e Tocantins e Marajó). Acontece que muitos pescadores através de usas colonias de pesca as Zs, acabam beneficiando pescadores do estuario e litoral principalmente em Abaetetuba, salvaterra e soure. O seguro defeso é somente para os pescadores da pesca continental.

      Excluir
  4. Excelente artigo.
    Gostei muito de conhecer mais sobre este mercado.
    Muito legal as fotos também.
    Como estão as coisas no meio desta pandemia?
    Eu trabalho com gramas em São Paulo, e vendo 6 tipos principais: Grama Esmeralda, Grama São Carlos, Grama Coreana, Grama Bermuda, Grama Batatais, Grama Santo Agostinho. Para nós, as coisas ficaram bem mais lentas, quase parando...

    ResponderExcluir

POR QUESTÃO DE SEGURANÇA, ACESSO AS POSTAGENS/TEXTO COMPLETO DO BLOG SOMENTE POR SOLICITAÇÃO ATRAVÉS DO E-MAIL: nadsons@zipmail.com.br