Quem sou eu

Minha foto
Amazônia, Pará, Brazil
Gestor Ambiental, Técnico em Pesca e Aquicultura, com experiência em pesca artesanal continental, estuarina e litorânea. Trabalhou no Departamento de Ictiologia do Museu Paraense Emílio Goeldi (convênio, FINEP/IBAMA/MPEG/CNPq); no Projeto de Manejo dos Recursos Naturais da Várzea, Sub Projeto Estatística Pesqueira, do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil do Ministério do Meio Ambiente (conv. MMA/FADESP/UFPA); no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM / WWF) e foi colaborador na Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Medicina e Segurança do Trabalho (FUNDACENTRO-Pará / Mistério do Trabalho e Emprego.). Atualmente é Extensionista Rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

MERCADO DE PEIXE









Apesar do abandono, o Mercado Municipal de Peixe  e a Feira Livre de Bragança sempre compartilharam com a vida da População Local, não só através da compra e venda de Pescados. Tem uma função social e econômica, que vai muito além da sua importância de comercialização da produção da Pesca Artesanal, o que significa dizer que ali as transações econômicas estão correlacionadas a diversos outros fatores e arranjos socioculturais.
Historicamente os mercados e feiras ultrapassam seu papel comercial, transformando-se, em muitas sociedades, num entreposto de trocas culturais e de aprendizado, onde pessoas de vários bairros congregam-se estabelecendo laços de sociabilidade. Portanto,  mesmo depois da liberação de mais de 1 milhão de reais para reforma do Mercado Municipal de Bragançaos vendedores de peixes, infelizmente, continuam desenvolvendo suas atividades na meio da rua, literalmente! Valorize-os sempre que possível comprando seus Peixes, Hortaliças e Frutas.
  
A palavra feira teve origem na palavra em latim feria, que significa "dia santo ou feriado” e a palavra freguês, usada para tratamento dos consumidores de feira livre, originou-se também do latim filiu ecclesiae que significa “filhos da igreja”.


Texto: Nadson S. Oliveira (Direitos Reservados) resumo
Imagem Publica: 1ª (arquivo IBGE) -  2ª(Sidney Oliveira/Ag. Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR QUESTÃO DE SEGURANÇA, ACESSO AS POSTAGENS/TEXTO COMPLETO DO BLOG SOMENTE POR SOLICITAÇÃO ATRAVÉS DO E-MAIL: nadsons@zipmail.com.br