Quem sou eu

Minha foto
Amazônia, Pará, Brazil
Gestor Ambiental, Técnico em Pesca e Aquicultura, com experiência em pesca artesanal continental, estuarina e litorânea. Trabalhou no Departamento de Ictiologia do Museu Paraense Emílio Goeldi (convênio, FINEP/IBAMA/MPEG/CNPq); no Projeto de Manejo dos Recursos Naturais da Várzea, Sub Projeto Estatística Pesqueira, do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil do Ministério do Meio Ambiente (conv. MMA/FADESP/UFPA); no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM / WWF) e foi colaborador na Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Medicina e Segurança do Trabalho (FUNDACENTRO-Pará / Mistério do Trabalho e Emprego.). Atualmente é Extensionista Rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER.

sábado, 7 de janeiro de 2012

O AGRONEGÓCIO NA AMAZÔNIA


O crescimento agrícola na Amazônia, através uso excessivo de agrotóxicos, afeta principalmente os pequenos rios que abastece as grandes calhas que formam as bacias hidrográficas da região. Com o aumento do agronegócio no norte do Brasil é inevitável, pois, considerada a última fronteira agrícola do País, com o maior potencial hídrico e com milhões de hectares de terras disponíveis para o plantio. Desta maneira faz com que sua expansão seja rápida demais. Esta situação é preocupante. Grande parte dos rios da Amazônia já não tem mais potencialidade para a pesca de subsistência. Os grandes produtores têm preferência por terras que são atravessadas por cursos d´aguas, as quais represam e desviam seus caminhos para atividades de agricultura, aquicultura e pastagens. Entretanto, a contaminação dos pequenos rios e conseqüentemente os das bacias subterrâneas já é preocupante.
As fiscalizações que cabe as secretarias de agricultura dos estados, a Agencia Nacional de Águas e a Secretaria Nacional de Recursos Hídricos, não estão sendo cumpridas. Enquanto isso, os rios da Amazônia estão ficando sem vida, os que não possuem mais as matas ciliares estão com elevado nível de poluição. A falta de licença ambiental específica para plantação de grãos  e outras atividades agricolas e aquicolas no norte do País, reserva um futuro drástico para o homem amazônico.

Texto e imagem: Nadson Oliveira
Local da imagem: Magalhães Barata - Pa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR QUESTÃO DE SEGURANÇA, ACESSO AS POSTAGENS/TEXTO COMPLETO DO BLOG SOMENTE POR SOLICITAÇÃO ATRAVÉS DO E-MAIL: nadsons@zipmail.com.br