Quem sou eu

Minha foto
Amazônia, Pará, Brazil
Gestor Ambiental, Técnico em Pesca e Aquicultura, com experiência em pesca artesanal continental, estuarina e litorânea. Trabalhou no Departamento de Ictiologia do Museu Paraense Emílio Goeldi (convênio, FINEP/IBAMA/MPEG/CNPq); no Projeto de Manejo dos Recursos Naturais da Várzea, Sub Projeto Estatística Pesqueira, do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil do Ministério do Meio Ambiente (conv. MMA/FADESP/UFPA); no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM / WWF) e foi colaborador na Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Medicina e Segurança do Trabalho (FUNDACENTRO-Pará / Mistério do Trabalho e Emprego.). Atualmente é Extensionista Rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

EMATER DE BRAGANÇA LANÇA SUBPROJETO DA PESCA ARTESANAL




 FORTALECIMENTO DA PESCA ARTESANAL NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA  

Este projeto irá diagnosticar acompanhar e orientar o setor pesqueiro artesanal de Bragança, nas principais comunidades, através de entrevistas, cursos, visitas, excursões, demonstrações e palestras técnicas realizadas nos trapiches, residências e nas organizações sociais, para subsidiar propostas para melhoramento do setor, através do desenvolvimento econômico das famílias envolvidas e garantir a sustentabilidade dos recursos pesqueiros da região.

O município de Bragança tem um privilegiado litoral e uma extensa área de manguezais com enorme potencial econômico, cujas características favorecem o desenvolvimento da exploração das atividades extrativistas pesqueiras (peixes, crustáceos e moluscos). Mas, apesar disso, pouco se fez para o desenvolvimento de forma efetiva e plena desse potencial, principalmente no que diz respeito à segurança, à saúde, à remuneração econômica dos pescadores artesanais e a preservação dos recursos pesqueiros do município.

O objetivo do subprojeto é Fortalecer o setor pesqueiro artesanal de subsistência, familiar e patronal, através da organização dos meios de produção; além de geração de renda, com a melhoria da produção através de práticas de beneficiamento, comercialização e do uso responsável dos recursos naturais do município através da assistência técnica e da extensão rural.

E os objetivos específicos serão:
- Conhecer setor pesqueiro artesanal de subsistência, familiar e patronal;
- Conhecer e orientar as atividades dos catadores de caranguejos, turu e sururu;
- Gerar e aumentar renda, através da melhoria da produção;
- Incentivar as práticas de comercialização em grupos, associações e cooperativas;
- Orientar e sensibilizar para o uso responsável dos recursos pesqueiros;
- Prestar assistência técnica e acompanhamento no uso do credito rural.

As metas serão:
- Diagnosticar as principais comunidades de pescadores e catadores de mariscos de Bragança através de entrevistas;
- Realizar palestra para o conhecimento técnico do pescador;
- Visitar no mínimo 20% das famílias de pescadores e catadores de cada comunidade do município;
- Renovar o crédito rural dos pescadores adimplentes;
- Auxiliar os pescadores e catadores para comercialização em grupos;
- Capacitar os pescadores para o trabalho seguro e saudável na comunidade, no mangue e na embarcação.

Técnico responsável pela elaboração e acompanhamento: Nadson Silva Oliveira
Coordenação do Esloc: Maria Eduarda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR QUESTÃO DE SEGURANÇA, ACESSO AS POSTAGENS/TEXTO COMPLETO DO BLOG SOMENTE POR SOLICITAÇÃO ATRAVÉS DO E-MAIL: nadsons@zipmail.com.br