Quem sou eu

Minha foto
Amazônia, Pará, Brazil
Gestor Ambiental, Técnico em Pesca e Aquicultura, com experiência em pesca artesanal continental, estuarina e litorânea. Trabalhou no Departamento de Ictiologia do Museu Paraense Emílio Goeldi (convênio, FINEP/IBAMA/MPEG/CNPq); no Projeto de Manejo dos Recursos Naturais da Várzea, Sub Projeto Estatística Pesqueira, do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil do Ministério do Meio Ambiente (conv. MMA/FADESP/UFPA); no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM / WWF) e foi colaborador na Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Medicina e Segurança do Trabalho (FUNDACENTRO-Pará / Mistério do Trabalho e Emprego.). Atualmente é Extensionista Rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER.

sexta-feira, 9 de março de 2012

OS PEIXES DA AMAZÔNIA E OS ECOSSISTEMAS












A Ictiofauna da Amazônia é esplêndida, possui o maior número de espécies do mundo. Cerca de 200 são comercializáveis e tem ótimo valor econômico. Este desempenho decorre em grande parcela das privilegiadas condições naturais existentes na região para o desenvolvimento da pesca em vários ecossistemas aquáticos: rios, igapós, várzeas, campos alagados, águas estuarinos, águas costeiras e manguezais. A preservação do ajuntamento natural desses ecossistemas é de extrema importância para as espécies Amazônicas, pois, a maioria dos peixes que vivem no mar como, camurim, manjubas, tainha, peixe serra (espadarte), cação, penetram nas águas salobras e doces. Outros, vivendo em água doce vão para o litoral. A piramutaba e a dourada passam de água doce para a salobra e vice-versa, sem o menor incidente. Seja para reproduzir, se alimentar ou puramente genético, esta mudança de ambiente é muito comum para os peixes da Amazônia. O admirável mundo da fauna aquática do Norte do Brasil continua encantando, quando citamos os maiores peixes vivendo em ambiente não muito comum para seu porte. Nos rios e estuários, encontram-se o maior peixe de água doce do Brasil, o maior peixe de escama de água doce do mundo, os maiores bagres do Brasil, seja da família dos Ariideos e Pimolidideos, e as espécies mais cobiçadas pelos amantes da pesca esportiva do planeta, o Tucunaré como exemplo.

Texto e imagens: Nadson Oliveira (todos os direitos reservados)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR QUESTÃO DE SEGURANÇA, ACESSO AS POSTAGENS/TEXTO COMPLETO DO BLOG SOMENTE POR SOLICITAÇÃO ATRAVÉS DO E-MAIL: nadsons@zipmail.com.br