Quem sou eu

Minha foto
Amazônia, Pará, Brazil
Gestor Ambiental, Técnico em Pesca e Aquicultura, com experiência em pesca artesanal continental, estuarina e litorânea. Trabalhou no Departamento de Ictiologia do Museu Paraense Emílio Goeldi (convênio, FINEP/IBAMA/MPEG/CNPq); no Projeto de Manejo dos Recursos Naturais da Várzea, Sub Projeto Estatística Pesqueira, do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil do Ministério do Meio Ambiente (conv. MMA/FADESP/UFPA); no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM / WWF) e foi colaborador na Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Medicina e Segurança do Trabalho (FUNDACENTRO-Pará / Mistério do Trabalho e Emprego.). Atualmente é Extensionista Rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

SÃO PEDRO, O PESCADOR TALENTOSO.


São Pedro, o primeiro apóstolo de Jesus Cristo e também o primeiro Papa, que era um Pescador talentoso assim como seu irmão Santo André. Também é considerado como o criador da Igreja Católica e protetor das viúvas, mas seus maiores fiéis são os pescadores artesanais.

Os pescadores de Bragança, São Caetano de Odivelas, Vigia de Nazaré e de outros municípios do nordeste paraense, mobilizaram centenas de fiéis em homenagem ao dia de São Pedro com procissão fluvial e terrestre e muitos fogos nas colônias de pesca. Na região Amazônica o dia 29 de junho, ao contrário de outras regiões, é mais esperado e comemorado que o dia 24, o qual se comemora o dia de São João. Em Bragança as homenagens começaram pela manhã e se estenderam até a madrugada do dia seguinte.
Em conversa com alguns pescadores, a festa poderia ser melhor com mais pescadores participando, acontece que muitas colônias estão desacreditadas e inclusive, algumas possuem processos na justiça. O descrédito de alguns presidentes de colônias de pesca no Pará vem afastando muitos devotos da festividade, prejudicando a perpetuação do evento que tem grande importância social, cultural e religiosa para os trabalhadores das águas.
A comemoração surgiu em 1920, com a homenagem dos pescadores a São Pedro, como forma de agradecer e pedir proteção. Alguns Pescadores acreditam que se a procissão não for realizada, o ano seguinte a pesca não será boa.
No dia de São Pedro, todos os Pescadores que receberam seu nome devem acender fogueiras na porta de suas casas. Além disso, se alguém amarrar uma fita no braço de alguém chamado Pedro, ele tem a obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida/pinga àquele que o amarrou em homenagem ao santo.
São Pedro, o Apóstolo e o pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi Apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica.

Texto: Nadson Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR QUESTÃO DE SEGURANÇA, ACESSO AS POSTAGENS/TEXTO COMPLETO DO BLOG SOMENTE POR SOLICITAÇÃO ATRAVÉS DO E-MAIL: nadsons@zipmail.com.br