Quem sou eu

Minha foto
Amazônia, Pará, Brazil
Gestor Ambiental, Técnico em Pesca e Aquicultura, com experiência em pesca artesanal continental, estuarina e litorânea. Trabalhou no Departamento de Ictiologia do Museu Paraense Emílio Goeldi (convênio, FINEP/IBAMA/MPEG/CNPq); no Projeto de Manejo dos Recursos Naturais da Várzea, Sub Projeto Estatística Pesqueira, do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil do Ministério do Meio Ambiente (conv. MMA/FADESP/UFPA); no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM / WWF) e foi colaborador na Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Medicina e Segurança do Trabalho (FUNDACENTRO-Pará / Mistério do Trabalho e Emprego.). Atualmente é Extensionista Rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

ACARI


 
Acari / Cari / Cascudo

Família Loricariidae / vários gêneros

Os Loricarídeos, Acari Bodó, Acari Pirarara, Acari Boi, Acari Amarelo, Acari Chicote e Acari cachimbo, são bastante abundantes nos rios da Amazônia. Talvez comercialmente não represente grande importância para os pescadores artesanais comerciais. Entretanto é de grande valia para subsistência das famílias ribeirinhas das Bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins.

Nos rio Araguaia e Xingu, este peixe além de ser uma importante fonte de proteína animal para as famílias de baixa renda, também é um grande gerador de empregos e renda para os pescadores artesanais de peixes ornamentais, principalmente nos municípios de Altamira, São João do Araguaia e São Geraldo do Araguaia. Portanto é comum os festivais de Acari no calendário cultural desses municípios.

Texto: Nadson Oliveira (parte de texto/direitos reservados)
Imagem: Nadson Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR QUESTÃO DE SEGURANÇA, ACESSO AS POSTAGENS/TEXTO COMPLETO DO BLOG SOMENTE POR SOLICITAÇÃO ATRAVÉS DO E-MAIL: nadsons@zipmail.com.br