Quem sou eu

Minha foto
Amazônia, Pará, Brazil
Gestor Ambiental, Técnico em Pesca e Aquicultura, com experiência em pesca artesanal continental, estuarina e litorânea. Trabalhou no Departamento de Ictiologia do Museu Paraense Emílio Goeldi (convênio, FINEP/IBAMA/MPEG/CNPq); no Projeto de Manejo dos Recursos Naturais da Várzea, Sub Projeto Estatística Pesqueira, do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil do Ministério do Meio Ambiente (conv. MMA/FADESP/UFPA); no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM / WWF) e foi colaborador na Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Medicina e Segurança do Trabalho (FUNDACENTRO-Pará / Mistério do Trabalho e Emprego.). Atualmente é Extensionista Rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

APAIARI OU CARA-AÇU


 Apaiari ou Cara-açu

 
Astronotus ocelatus

Por Nadson Oliveira

Tem grande importância econômica para os pescadores dos rios e lagos da Ilha do Marajó. A maior produção ocorre no inicio do segundo semestre, época de seca dos campos alagados dessa região. Os municípios de Soure, Santa cruz do Arari, Ponta de Pedras e Cachoeira do Arari, por estarem nas proximidades do rio e Lago Arari, estão mais povoados deles de que qualquer outra região da Amazônia. Os Apaiaris são encontrados em quases todos os lagos da Amazônia, pois, é mais frequente no Estado do Pará e Amazonas. Vivem entre as plantas aquáticas, em busca de pequenos insetos. Por este motivo, é classificado pelo caboclo Marajoara como, peixe do mato. 

Um excelente peixe, pois, além de ser saboroso pode ser usado como ornamental. Outra qualidade que cabe a esta espécie seria, sua rusticidade e crescimento precoce, que torna viável seu cultivo em cativeiros. Infelizmente, os estoques  vêm diminuindo drasticamente nos últimos anos na ilha do Marajó.

Texto: Nadson Oliveira (direitos reservados)

Um comentário:

POR QUESTÃO DE SEGURANÇA, ACESSO AS POSTAGENS/TEXTO COMPLETO DO BLOG SOMENTE POR SOLICITAÇÃO ATRAVÉS DO E-MAIL: nadsons@zipmail.com.br