O poder público só vai perceber a necessidade de um curso em Oceanografia no município de Bragança quando compreenderem de fato os problemas ambientais que estão ocorrendo em nossos estuários, litorais e oceanos, como: perda da biodiversidade, erosão costeira, degradação e poluição dos manguezais, poluição do mar e outros problemas ambientais atuais. E a importância econômica dos oceanos.
Oceanografia é a ciência que pesquisa as características de mares, rios, lagos, oceanos e zonas costeiras sob todos os aspectos (físico, geológico, químico e biológico).
Esse mercado de trabalho é altamente promissor, principalmente no setor público. E com a descoberta de petróleo na camada do présal no litoral brasileiro esse mercado continuará aquecido por muitos anos. Sem esquecer que estamos dentro da bacia marítima Pará-Maranhão onde a empresa OGX acredita na existência de um grande potencial a ser explorado, pois as características geológicas presentes na região são similares às da plataforma continental de Gana (Oeste da África), onde houve importantes descobertas de petróleo leve nos últimos anos.
Vamos aproveitar a estrutura da UFPa em Bragança e retirar esses excelente curso do asfalto da capital.
Lembre-se, o oceano é aqui!
Fica aqui meu recado.
Texto: Nadson Oliveira
Imagem: Nadson Oliveira
As pessoas tem uma visão limitada ainda das funções e atividades desempenhadas pelo oceanógrafo e biólogo marinho no Brasil.
ResponderExcluirOceanografia é um curso muito importante para a Amazônia, bem como a engenharia de pesca. Sou a favor da implantação do curso de Oceanografia em Bragança.
ResponderExcluir