Com o objetivo de trocar experiência entre agricultores familiares do nordeste paraense, a EMATER PARÁ promoveu no último final de semana o intercâmbio entre o município de Bragança e Magalhães Barata, comunidade do Arraial do Caeté e Km 8 da Rod. do Montenegro, respectivamente. O encontro é uma atividade complementar dos trabalhos sociais dos Extensionistas Rurais da empresa e tem como objetivo impulsionar a troca de experiências entre os produtores assistidos por ambos escritórios locais. Este evento foi realizado pelos técnicos de Bragança e Magalhães Barata: Conceição, Adriano Fonseca, James Haik e Nadson Oliveira . Também contou com o apoio dos agricultores: Japonês, Francisco, Jose, D. Maria e seus familiares.
O tema principal do intercâmbio foi a produção de Farinha Lavada, produto dos agricultores de Bragança e o Beiju Chica, bastante conhecido no Município de Magalhães Barata e região (Ilha de Algodoal, Marudá e Igarapé Açu). Onde acontece a troca do Beiju por pescado. Segundo informações dos agricultores da comunidade de Arraial tem pescador que na semana santa não fica sem a iguaria. Exemplo claro disso é o Sr. Chuvisco, pescador artesanal aposentado da ilha de Algodoal.
Beiju é um tipo de bolo feito com a goma da tapioca ou da massa de mandioca ralada ou d'agua assada no forno da casa de farinha. Esta iguaria é muito consumida na Amazônia, principalmente nos dias santos (corpus christis e semana santa). Nas comunidades rurais é comum também encontrar as variedades conhecidas como Beiju Fino, Beiju Amarelo, Beiju Chica e o tradicional. O Beiju também é conhecido como tapioca.
Texto e imagem: Nadson S. Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
POR QUESTÃO DE SEGURANÇA, ACESSO AS POSTAGENS/TEXTO COMPLETO DO BLOG SOMENTE POR SOLICITAÇÃO ATRAVÉS DO E-MAIL: nadsons@zipmail.com.br